"OPERAÇÃO ARCA ESPECIAL*

PC/DPM - 2ªDPRM 

DP DE NOVA SANTA RITA.


Com apoio do 15ºBPM; Batalhão Ambiental da Brigada Militar; IBAMA e ONG REPRASS 


*OPERAÇÃO ARCA ESPECIAL*


CRUELDADE CONTRA ANIMAIS, CAÇA ILEGAL E TRÁFICO DE ARMAS


REGIÃO METROPOLITANA - CAPITAL - SERRA - VALE DOS SINOS - LITORAL NORTE


Policiais Civis da Delegacia de Nova Santa Rita - DP/NSR, após investigações, coordenados pelo Delegado Mario Souza, executam com o apoio da BM e IBAMA a OPERAÇÃO ARCA ESPECIAL contra crueldade à animais, tráfico ilegal de armas e caça ilegal.


Policiais Civis de diversas Delegacias da 2ªDPRM e 3ªDPRM, Divisão de Operações Aéreas/CORE, 15º BPM e Batalhão Ambiental da Brigada Militar, cumprem 30 (trinta) ordens judiciais em 12 (doze) cidades do Rio Grande do Sul.


A Operação ARCA ESPECIAL mobilizou 155 policiais civis e militares, para dar cumprimento a 30 (trinta) Mandados de Busca e Apreensão em 12 (doze) Municípios da Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Serra e Litoral: Nova Santa Rita, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Alvorada, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar, Teutônia e Caxias do Sul.


O nome da operação foi "ARCA ESPECIAL", pois é uma edição diferenciada da Operação ARCA, que é uma operação permanente contra crueldade de animais na Região Metropolitana. Nessa investigação específica, além da crueldade a animais é investigado o tráfico de armas de fogo.


Destaca-se que na investigação foi verificado vídeos com os animais silvestres abatidos. Inclusive um vídeo onde cães comem uma *Capivara* *viva* que foi baleada. O que demonstra crueldade.


A organização criminosa investigada comercializava, em grupos fechados e redes sociais, armas ilícitas (longas, revólveres, carabinas, pistolas e munições) destinadas principalmente à caça ilegal de animais silvestres e outros crimes.


Durante as investigações os policiais civis detectaram negociações em várias Regiões do Estado, e um variado tipo de armamento. 


Em Santa Vitória do Palmar foram apreendidos um revolver calibre 22, 32 munições, espingarda de chumbo, celular, pen drive,  equipamentos de caça e uma pessoa foi presa. Aguarda-se atualizações.


Segundo o Delegado Mario Souza “a Operação ARCA ESPECIAL representou “mais uma ofensiva contra a crueldade a animais, nesse caso animais silvestres”. E também uma ação contra “a venda ilegal de armas e munições.” Destacando que “muitos armamentos, segundo as investigações, eram destinados para a caça ilegal de animais silvestres.”


Os presos serão encaminhados ao sistema prisional. 


DENÚNCIAS ANÔNIMAS

LINHA DIRETA: (51) 3425 9063 

E-MAIL: www.pc.rs.gov.br

WHATS: (51) 9 8459 0259

Categoria:POLICIA