1º Curso de Formação de Soldado Feminino do 6º BPM

                                                      1º Curso de Formação de Soldado Feminino do 6º BPM de 24 de julho a 23 de dezembro.

O ano era 1992 quando centenas de mulheres se inscreveram no concurso para curso de Formação de Soldado Feminino do 6º BPM, mas apenas 39 conseguiram ingressar na Brigada Militar e 38 se formaram no dia 23 de dezembro do mesmo ano.

Logo essas “meninas” cheias de dúvidas e expectativas cruzaram o portão do quartel querendo uma profissão estável algumas quem sabe só contrariar o sistema, mas mesmo com o olhar arrogante de alguns poucos que resmungavam “Quartel não é lugar de mulher”, elas entraram em forma no centro do pátio cheias de orgulho.

Logo elas se tornaram profissionais competentes, colegas, amigas e como se diz na caserna “Boas de Serviço”, foram destinadas ao Pelotão de Choque, Pelotão Montado, 1ª e 2ª Cia e serviço administrativo assim com qualidade e simpatia "tomaram conta do quartel”. Com o passar do tempo algumas tomaram outros rumos foram para outras unidades da BM e também para outras forças de segurança como a SUSEPE polícia Civil, mas a maioria seguiu em frente e progrediram na carreira sendo promovidas a cabo, sargento e tenente, até irem para a reserva.

Hoje 30 anos se passaram daquele 24 de julho de 1992, onde teve início o 1º único curso de formação de soldado exclusivo para mulheres no 6º BPM (hoje o concurso e curso são mistos), e a mim como colega de farda, vereador e acima de tudo cidadão só me resta dizer: “PARABÉNS E MUITO OBRIGADO À ESSAS BRAVAS MULHERES, PIONEIRAS NO POLICIAMENTO OSTENSIVO EM RIO GRANDE”. Sessão Solene em homenagem a passagem dos 30 anos do Curso de Formação de soldado Feminino do 6º BPM.

Vereador Sgt Rodrigues-PP Rio Grande, 05 de agosto de 2022.


Categoria:SOCIAL